Será possível um trabalhador receber ordenado e não pagar IRS?

Uma pergunta que passa em muitas cabeças no contexto actual da crise… Infelizmente, existe muito poucos rendimentos que não são tributados em IRS, pois este incide em quase tudo…

O IRS incide sobre os ordenados, e a única maneira de não serem tributados é… não receber o ordenado (por exemplo os salários em atraso)… basicamente se não recebe não paga.

Do ponto de vista técnico, os salários em atraso não são declarados na declaração de IRS (modelo 3), não estão sujeitos a retenção na fonte nem são declarados na modelo 10. A retenção da fonte de IRS só é efectuada no momento do pagamento ou colocação a disposição. O conceito de colocação à disposição está relacionado, por exemplo, com a emissão do cheque e não com o processamento salarial.

Conclusão: Não recebe ordenado não paga IRS (é a única forma de não pagar imposto…)

FORMAÇÃO EM SNC

O Curso de Sistema de Normalização Contabilística é dirigido a todos os candidatos que pretendem actualizar conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico e/ou profissional, tanto numa perspectiva teórica como numa perspectiva prática, nas áreas da Contabilidade Financeira. Este curso tem como objectivo dotar os participantes numa óptica teórico-prática de conhecimentos actualizados das matérias.

Turmas mínimas de 6 alunos, horário pós-laboral a combinar consoante os participantes.

Veja aqui o programa.

Palestra Como Preencher o seu IRS Pela Internet

No Proximo dia 10 de Março pelas 10h na Biblioteca Municipal da Ribeira Brava, iremos realizar uma palestra, de forma a elucidar o correcto preenchimento do IRS pela Internet.

Sendo este evento gratuito, mediante inscrição prévia nos seguintes modos:

- Email: geral@narede.eu

- Telefone: 96 115 94 47

- Centro Comercial São Bento, loja 13

- Biblioteca Municipal da Ribeira Brava